Catalina de Siena
Nasceu em Siena no ano de 1347 e morreu em 1380. Ingressou em uma experiência ascética como Ângela de Foligno, retirando-se em sua própria casa. Aos dez anos entrou na Ordem Terceir

Sua principal critica era que a igreja tinha um compromisso muito grande sobre as coisas temporais... Seu espírito reformador era estranho a qualquer impulso nostálgico ou apocalíptico, e lutou contra os vícios da igreja respeitando sua hierarquia somente num sentido histórico. Afastando-se da tradição mística, concebia o amor divino não como uma experiência nupcial, mas antes como um “sentimento materno-filial”. Continuou laica e liderou uma comunidade heterodoxa de homens e mulheres, sendo considerada a

Depois dela, a igreja católica ocidental não é mais considerada a Civitas Dei, aquela instituição milenar total que a Europa havia conhecido depois da queda do império romano.
(fonte com uma visão diferente)
Foi muito importante para a igreja, aliás, é uma das três doutoras da igreja, apesar de nunca ter uma preparação formal. Ela foi o instrumento usado pelo Senhor para que o papado voltasse para Roma, e saísse de Aviñon (Paris). Ela tinha um profundo amor pela santa virgem, e pelos pobres.
Durante sua vida converteu muitas pessoas, de diferentes idades, classes sociais, a uma vida cristã. Muitos dizem que Jesus casou com ela na fé, mas é difícil de acreditar, pois ela havia tido muitas visões, porém existem pessoas que acreditam. Fez muitos milagres aos pobres, e vários outros, e foi canonizada. Sua festa é comemorada no dia 30 de abril.
Nenhum comentário:
Postar um comentário