quinta-feira, 31 de julho de 2008



Hildegarda de Bigen ou Hildegad Von Bingen:



Nasceu em 16 de setembro de 1098 em Bermersheim perto de Alzey, e morreu em 17 de setembro de 1179. Foi mística, filósofa, compositora, e escritora, abadessa de Rupertsberg em Bingen. Filha de uma família senhorial da cidade que nasceu, foi educada no convento de Disibodenberg nas artes liberais, desde 1106 . em 1114 ingressou na ordem, que se regia por Regula Benedicti, tornando-se sua abadessa em 1136. Fundou seu próprio convento em 1147, na cidade de Rupertsberg, onde morreu.
Foi autora de várias músicas religiosas incluindo o Ordo Virtutis, uma espécie de ópera.Alegava ter visões inspiradas por Deus, e que Ele a encorajou a escrever livros. Escreveu livros de medicina na Europa demonstrando sua enorme inteligência.
Seus livros são: Liber simplicis medicinae, que trata de plantas, animais e minerais de uso terapeutico; e Liber compositae, que falava de natureza causa e sintoma das doenças com base na fisiologia microscopia, mensionando
a importancia das estrelas sobre o corpo. Depois dessa introdução cosmológica fala de doença da cabeça aos pés, falando de questões sexuais, gravidez e varios outros assuntos. Foi uma mulher reconhecida como figura religiosa por papas, reis, eclesiaticos... e sua influencia foi sentida por toda a Europa medieval.
Ela se baseava na medicina popular e tradições populares, recorrendo a amuletos, exorcismo de demonios e outros. Sua fama de mistica não ficaram apenas em seu país, e se espalharam chegando até a Roma. Houveram quatro tentativas de canonização, permaneceu apenas beatificada. A igreja anglicana a considera como santa.

Nenhum comentário: