quinta-feira, 31 de julho de 2008

Safo de Lesbos


Nasceu entre 630 e 612 a.C na cidade lésbia de Mitilene. Provavelmente nasceu em uma família aristrocata. Foi muito respeitada na antiguidade sendo considerada a décima musa. Porém, sua poesia continha conteúdo erótico, e foi censurado na idade média.
Casada com Cércilas, teve uma filha. Rivalizou com o poeta Alceu, com quem representa à criação da poesia lírica grega, em contraposição a poesia épica de Homero.
Safo tinha uma escola para moças, onde lecionava poesia, dança e música (considerada primeira escola de aperfeiçoamento). Ali as discípulas eram chamadas de Hetairai (amigas) e não alunas. A mestra se apaixona por suas “amigas” (todas) em especial uma Atis, sua favorita, porém Atis se apaixona por um homem, e em ciúmes lhe escreve um poema:
"Semelhante aos deuses parece-me que há de ser o feliz
mancebo que, sentado à tua frente, ou ao teu lado,
te contemple e, em silêncio, te ouça a argêntea voz
e o riso abafado do amor. Oh, isso - isso só - é bastante
para ferir-me o perturbado coração, fazendo-o tremer
dentro do meu peito!
Pois basta que, por um instante, eu te veja
para que, como por magia, minha voz emudeça;
sim, basta isso, para que minha língua se paralise,
e eu sinta sob a carne impalpável fogo
a incendiar-me as entranhas.
Meus olhos ficam cegos e um fragor de ondas
soa-me aos ouvidos;
o suor desce-me em rios pelo corpo, um tremor (...)”



Os pais da aluna tiram-na da escola, e Safo escreve que “seria bem melhor para mim se tivesse morrido”.
Dizem que ela se suicidou pulando de um precipício apaixonada pelo marinheiro Faonte. Morreu em data desconhecida, acredita-se que atingiu a
velhice, foi considerada por muitos a maior poetisa de todas. Assim como Homero era conhecido como o Poeta, Safo era conhecida como a poetisa.
“Há quem afirme que são 9 as musas. Que erro!
Safo é a décima musa”(Platão)
Mesmo que ela não tenha sido considerada filósofa em sua biografia, somente o fato de um de seus poemas tratarem o amor diferente, já mostrando o interesse em um amor livre de preconceitos, já demonstra uma nova visão para a sua época, o que muitos só foram descobrir depois!

Nenhum comentário: